Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. A escolha do mês de abril está relacionada  à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho, sendo o dia 28 dedicado a esse acontecimento.

Iniciativa de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional. A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

Movimentos internacionais como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) ou o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) já são conhecidos da maioria dos brasileiros. No que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador, o Abril Verde trilha um caminho semelhante. O objetivo é fazer com que a cultura de prevenção no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas.

Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.

Acesse https://abrilverdeoficial.com.br/ para saber mais.

Categorias: Notícias