Para aqueles que estão fazendo home office, é possível que o seu novo ambiente de trabalho não esteja 100% adequado as necessidades ergonômicas.

Passar muito tempo sentado de forma incorreta, pode causar sérios problemas a sua postura e causar dores e desconfortos a médio e longo prazo.

Mas, o que é ergonomia?

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

Fique atento as dicas que separarmos para transformar o seu home office num local mais apropriado e confortável.

1. Dê atenção à altura e à distância dos utensílios

Trabalhar na cama ou no sofá parece uma ideia maravilhosa! Porém, fazer isso durante várias horas por dia, acabará gerando muitas dores e indisposição. Por isso, cuidado na postura do seu corpo deve ser levado a sério.

2. Invista em conforto

Os móveis também precisam ser confortáveis. Nessa questão, a cadeira é o principal alvo. Verifique se a cadeira é aprovada pelo laudo NR 17. Além disso, pense na limpeza, pois ela precisa ser fácil para evitar o acúmulo de poeira e de ácaros.

3. Tenha apoio para costas, cotovelos e pescoço

Ao se sentar, suas costas devem ficar eretas e com total apoio no encosto. O ideal é que a cadeira tenha apoio para os antebraços, com regulagem na altura. Um apoio para pescoço também é indicado, pois ajuda a relaxar a cabeça e a afastar torcicolos. Almofadas ergonômicas para cervical podem servir, caso a cadeira não tenha esse tipo de encosto.

4. Busque ambientes bem iluminados, ventilados e sem barulho

Uma boa iluminação deve ser garantida de modo que não haja sombra no monitor, e tampouco incomode seus olhos. Uma boa ventilação, locais com janelas, são ideiais.

5. Faça pausas e alongamentos

Horas na mesma posição fazem mal para a circulação sanguínea e para a musculatura. A dica para melhorar a ergonomia no home office, então, é fazer pequenas pausas e alongamentos.

Nos momentos de pausa, aproveite também para descansar a vista. Por uns minutos, foque em um ponto bem distante, que pode ser do lado de fora ou de dentro de casa.

6. Tenha cuidado com a decoração e as pinturas

De acordo com a psicologia das cores, a tonalidade da parede à sua frente influencia a criatividade, o humor e a produtividade. Azul e verde são cores ideais.

Buscar a ergonomia no home office é imprescindível  para sua saúde física e mental.

Categorias: Notícias